Visite minha loja. :)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Artesanato do Brasil !!!! Craft from Brazil !!!!

De 26 a 29 de janeiro na cidade de Canoas/RS, aconteceu a 10ª edição do Fórum Social Mundial e Feira Mundial da Economia Solidária.
Glautelelê estava lá e pode conferir de perto a beleza e diversidade do nosso povo.
Aqui vou postando alguns trabalhos maravilhosos com seus respectivos artistas.

Na primeira foto estou eu, Glaucia e minha amiga Cris, estávamos com o grupo de Economia Solidária de Cachoeirinha/RS, em nossa primeira feira.

Ao lado, nossas colegas de grupo também fizeram bonito com uma apresentação bem colorida


Bem, artesanato aqui da região sul a gente já estava acostumada a ver, mas quando me deparei com tanta coisa linda que nossos colegas lá de cima trouxeram...

Com tanta diversidade e beleza, fiquei impressionada com a delicadeza do trabalho do Grupo de Mulheres Santa Rosa, de Apodi/RN que trouxeram as famosas Bonequinhas da Sorte. Micro bonecas feitas de tal forma que é praticamente impossível fazer igual... só mesmo com a paciência e capricho destas artesãs para se ter um resultado tão preciso e de aspecto frágil e meigo.

Para comprar as Bonequinhas da Sorte, entre em contato com a Rede XIQUE XIQUE de Comercialização Solidária. Fone/Fax 55-84-3316-1315, ou no e-mail redexiquexique@gmail.com

O artesão Chalub, de Rio Branco/AC, faz trabalhos belíssimos com o ouriço da castanha do Brasil. Aqui na foto está o tal ouriço da castanha com as frutas dentro para levar de recordação. e logo abaixo está o Chalub, de chapéu, trabalhando um pouco fazendo mais coisa linda para encher os olhos da gente!


Também do Acre, que esteve muito bem representado, veio a dona Luíza da Cooperativa PAIOL, uma vovozinha muito simpática, para divulgar seu trabalho feito com a fibra da bananeira, além dos chinelinhos que ela mesma faz, também tinha os indiozinhos de semente e pena de galinha d'angola, as piranhas de castanha e, pasmem, quadros feitos com pó de serra. A cor é naturalmente da própria madeira... Lindo!!!



Cooperativa de Artesanato Amazônico - PAIOL
Ponto de Comercialização
Mercado Velho - Praça da Bandeira
Centro - Casa do Artesão
Rio Branco - AC
Telefone: 55-68-3222-8232 / 8401-4689

Ainda do Acre... belo e inusitado trabalho feito com resíduos de vegetação e latex


Esta é a Elizabete e estas folhas belíssimas, são produzidos através do Projeto Eencauchados de Vegetais da Amazônia. Para conhecer melhor o trabalho desse projeto, de uma passadinha pelo site: http://www.poloprobio.org.br/ informações pelo e-mail poloprobio@yahoo.com.br



Mais um artesão que do aproveitamento de resíduo orgânico consegue criar maravilhas.
Ele se chama Mishel, trabalha apartir do bagaço da cana-de-açúcar e técnicas de papel maché, e faz parte do projeto social Delt'art, da cidade de Delta/MG. Pode-se entrar em contato através dos telefones:
55.34.3325-1312 / 3325-1464 com Eliana ou Tânia
ou pelo e-mail:
e-mail do artista:  micmishell@hotmail.com


O Cerrado brasileiro também foi bem representado, entre outras coisas, nos presenteou com a beleza do famoso Capim Dourado. Tirei algumas fotos para guardar ao menos na lembrança esta jóia do cerrado, feitos pelas caprichosas mãos das mulheres artesãs que fazem parte do projeto Central do Cerrado.
Contatos pelo fone: 55.61.3327-8489 / 61.8133-7417


Passeando entre as bancas, encontrei o Sr. Antonio Mozar Teófilo, de Nazário/GO, ele veio representando um grupo que frequenta da ADUSMU - Assoc. de Usuários de Saúde Mental de Uberlândia, entre tantos trabalhos destaca-se a técnica de mosaico  e decoupage. Lindos! Pena que perdi a foto dos trabalhos... desculpe Sr. Antonio.


E o Sr. Jerônimo de Minas Gerais, mais um mineiro, uai.
Não me canso de ficar olhando as carrocinhas feitas por ele mesmo e os animaisinhos em biscuit... um mais lindo que o outro. Ainda tem um monjôlo em miniatura e os banquinhos cobertos com pele de boi.

Nossos irmãos indígenas também estavam lá, aqui representando a Arte Nativa Indígena, o Ubirajara que é da tribo Pataxós de Porto Seguro/BA. Tantos trabalhos lindos, todos feitos através de sementes nativas e penas de animais. Pena não pude tirar foto de uma tal borboleta feita com penas que eles fizeram como brinco. Não tenho fotos, pois ele vendeu tudo... não sobrou nenhuma para modelo... quem sabe na próxima, né.

Esta é a arte do Grupo de Mulheres Quilombolas Creolé, da região de Campinas/SP
Fiquei particularmente encantada com essas negrinhas faceiras e bem donas de si, kkkk. elas estão com tudo e não estão prosa!


Lindo o trabalho de resgate de cidadania e cultura com a milenar técnica do bordado livre... muita cor e cenários encantadores, cada um parece contar uma história diferente.`
É o trabalho desenvolvido pela Rede de Artesanato de Campinas e Região ARTE NA REDE
contatos: 55.19.9212-7615 - Cleusa
55.19.9253-0550 - Cacau
55.19.9179-3525 - Isabel



Em Canoas, na grande Porto Alegre, também tem bordado.
Trata-se do MACA - Movimento Assistencial de Canoas, que atende as mulheres do bairro Igara.
Aqui apresentando os lindos trabalhos do grupo de 43 mulheres, está a Sra. Eva Pinto.
Se você que conhecer melhor o trabalho do MACA, visite:
ou entre em contato pelo e-mail:
O endereço do MACA é:
Av. Boqueirão, 1631
Telefone: 55.51.3476-7444

Estes trabalhos são de um grupo de mulheres de Canoas/RS, liderado pela dona Arlete
contato: 55.51.9281-3642
O diferencial está nas sandálias, que tanto vem refrescando os pés neste verão, na versão da dona Arlete com tiras forradas com xita e flores de crochê!


O´Fórum de Rio Grande/RS se destacou pela beleza e originalidade com esta toalha formada pelos grupos que compoem a Economia Popular Solidária na cidade.
Ainda, pela criatividade das mulheres que fazem arte com a escama de peixe. Belíssimos trabalhos, só vendo de perto para perceber que se trata de escama. Amei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário